Técnica

Pacto pela Educação atinge 83% da meta

de 67 mil vagas no RS

Resultados positivos alcançados pelo Comitê Gestor do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, Técnica e Tecnológica foram apresentados, nesta quarta-feira (31), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, durante a divulgação do relatório de um ano de atividades. O órgão atingiu 83% da meta das 67 mil vagas. O governo do Estado pretende investir R$ 12,6 milhões no programa. O processo de seleção dos candidatos à bolsa ocorrerá até o dia 20 de dezembro.

"Com o lançamento das bolsas para o ensino superior, fechamos um ciclo que passou pelo Pronatec Técnico (TEC) e Formação Inicial e Continuada (FIC)", informou o coordenador executivo do Pacto, o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov. Segundo ele, os resultados apontam para o alcance dos objetivos do governador Tarso Genro quando criou o programa que, transversalmente, busca qualificar profissionais para atender áreas estratégicas.

A deputada Ana Affonso, que representa a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa no Conselho Gestor do ProUni RS, comemora o bom resultado alcançado na Educação Profissionalizante. O Conselho é que definirá a parte operacional do programa: aprovar cursos, vagas, instituições e processo de seleção dos bolsistas.

Neste ano, em uma de suas ações dedicadas à educação - para qualificar a discussão e a abordagem sobre a democratização do acesso à Universidade -, Ana Affonso realizou, no mês de maio, uma audiência pública que lotou o Plenarinho da Assembleia Legislativa. Debateu com os jovens que estiveram presentes as necessidades e iniciativas necessárias para o acesso ao ensino profissionalizante. Em seguida, a deputada redigiu e apresentou a Emenda nº 1 ao Projeto de Lei nº 97/2012 – que institui o ProUni RS. A emenda inclui como público-alvo do ProUni jovens oriundos de programas sociais como Projovem, Proeja, Protejo, Jovem Aprendiz, RS Mais Igual e Bolsa Família. O Conselho buscará estratégias específicas de acolhimento para estes estudantes. Também farão parte representantes do governo, universidades e sociedade civil. “É o começo da reconstrução da cidadania da nossa juventude, que até pouco tempo não tinha perspectivas”, disse Ana na ocasião.

Além do relatório de atividades do ano, o Comitê Gestor do Pacto Gaúcho pela Educação Profissionalizante, apresentou a lista com as instituições e cursos selecionados no edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (Fapergs) ao ProUni RS:

- Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Automação Industrial e Eletrônica Industrial;

- Universidade de Passo Fundo (UPF), Sistemas para Internet, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Fabricação Mecânica;

- Feevale, Gestão Ambiental, Sistemas para Internet e Gestão da Produção Industrial;

- Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas;

- Unilasalle, Sistemas para Internet e Tecnologia em Redes de Computação;

- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Gestão Ambiental, Segurança da Informação;

- Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), Tecnologia em Redes de Computação.

Perfil do bolsista

Para concorrer a uma bolsa, além de ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola privada na condição de bolsista integral, o estudante deve ter renda familiar de, no máximo, três vezes o valor do menor piso regional pago no Estado, morar no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos e não possuir diploma universitário.

Como contrapartida, os beneficiários das bolsas terão que reservar 20 horas por semestre para iniciação científica ou extensão universitária, buscando integrar a trajetória acadêmica com o mundo do trabalho e contribuir com o projeto de desenvolvimento do Estado. Quem tiver aproveitamento acadêmico insuficiente, abandonar o curso, trocar de instituição de ensino ou fraudar informações perderá a bolsa.

 

 

Publicado em 01/11/2012 às 16:07

Ana Rita Marini, com informações da Assessoria da SCIT

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada