Rio dos Sinos

Transporte Fluvial na região é debatido

em audiência em Esteio

O Transporte Fluvial na região, sua viabilidade e potencialidades. Este foi o tema central da quinta audiência pública da Comissão Especial para Tratar da Bacia do Rio dos Sinos, que ocorreu nesta sexta-feira (15) em Esteio. Conforme a deputada estadual Ana Affonso (PT), presidenta da Comissão, a atividade que contou com a presença de diversos municípios teve como ponto alto a apresentação do estudo feito por São Leopoldo para a implantação de um porto para transporte de cargas, além da apresentação da Metroplan quanto as iniciativas pensadas para a região futuramente. Contudo, como um dos encaminhamentos ficou o compromisso deste estudo ser melhor apresentado aos municípios vizinhos, que se mostraram receptíveis a lutar para que o trabalho, orçado em cerca de R$ 25 milhões, saia do papel.

“O projeto de São Leopoldo nos deixou muito satisfeitos pela ousadia de pensar em algo com esta proporção. Enquanto região agora temos o desafio de dar visibilidade a esta ideia”, falou Ana, lembrando que o transporte fluvial é fundamental e deve ser resgatado. “Os alemães chegaram pelo Rio dos Sinos e este sistema de transporte era muito usado e importante para a economia. Infelizmente com o tempo isto se perdeu, mas deve ser urgentemente retomado”, frisou ela, salientando que a iniciativa de São Leopoldo trará inúmeros benefícios. ”Teremos um impulso à economia, um ganho ao meio ambiente e também um importante auxílio para desafogar nossas já saturadas rodovias.”

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Luiz Fernando de Menezes, até o final do atual governo o projeto executivo estará concluído. Inicialmente o percurso feito seria de São Leopoldo até Porto Alegre e futuramente a ideia é ir até Rio Grande. “A partir do projeto pronto buscaremos formas de tentar viabilizar este sistema que prevê, inicialmente, tirar cerca de 662 contêiners por mês da BR-116”, afirma ele, destacando que os trabalhos estão sendo feitos de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Entre os presentes a ideia recebeu apoio, com exceção do engenheiro Orlando Sanchez, da Superintendência de Porto e Hidrovias. Para ele, que se disse contrário à medida, “além das possibilidades de sair do papel serem pequenas, economicamente o caminhão é imbatível para transporte de cargas”.

Próxima audiência

A próxima audiência pública da Comissão do Rio dos Sinos ocorrerá dia 22 de junho, na Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Patrulha, a partir das 9 horas. O tema discutido será Produção agrícola e usos múltiplos da água.

Presenças

Também estiveram presentes na audiência pública em Esteio o diretor superintendente da Metroplan Oscar Gilberto Escher; o engenheiro Alexandre Wollmann do Sindicato dos Engenheiros (Senge); a secretária de Planejamento e Gestão de Esteio Bernadete Konzen; o promotor de justiça André Mac-Donald; a professora doutora em história Dalva Reinheimer; vereadores, secretários municipais de meio ambiente e o relator da Comissão, o deputado Jurandir Maciel (PTB).

 

 

Publicado em 15/06/2012 às 16:11

Camila da Rosa Severo

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada